quinta-feira, 11 de março de 2010

Mais fontes de pesquisas
Exercício: Transformções Quimicas e Fisicas

Matéria

Material, ou matéria, é tudo o que ocupa lugar no espaço e tem massa.
Exemplos: água, madeira, ferro, petróleo, ar.

Corpo é uma porção limitada de matéria.
Exemplos: uma barra de ouro, um pedaço de madeira etc.
Todo material é formado por átomos. A maneira como esses átomos se coloca, os tipos e as quantidades de átomos presentes diferenciam os três tipos de material que conhecemos.

Conceito de molécula É a menor partícula de uma substância pura que ainda conserva as suas propriedades químicas.Podemos ir dividindo sucessivamente uma porção de uma substância pura, de modo que cada um dos pedacinhos em que a substância pura foi dividida ainda apresente as propriedades químicas da porção original. Contudo, tais divisões sucessivas têm um limite: a molécula. Assim, imaginamos que cada substância pura seja formada por um determinado tipo de molécula e que substâncias diferentes sejam formadas por moléculas diferentes.
Em um torrãozinho de açúcar, há um número enorme de moléculas de açúcar; em um copo de água pura, há um número gigantesco de outra espécie de moléculas (moléculas de água). Dissolvendo o açúcar em água, as moléculas se dispersam na (se misturam com a) água e não podem ser vistas, nem com os melhores instrumentos de óptica.

O que é Química?


A palavra ciência vem do latim scientia, que significa "conhecimento". Química é a ciência que estuda os materiais, as transformações sofridas por eles e as energias envolvidas nessas transformações.
A Química está presente na produção de inseticidas, adubos, ligas metálicas, medicamentos, fibras sintéticas, plásticos, tintas, alimentos; nos processos de corrosão, nas pilhas e baterias; na metalurgia; na indústria do petróleo; nos processos biológicos e em muitas outras áreas.
A Química pode ser dividida em:
1- Química Orgânica – estuda os compostos do elemento carbono.
2- Química Inorgânica – estuda os compostos dos demais elementos químicos.
3- Físico-Química – estuda certos pressupostos da Química associada à Física.

As Transformações da Matéria

Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno, e eles são classificados em fenômenos físicos e químicos.

Fenômenos Físicos: a substância pela qual a matéria é formada não passa por transformação alguma, ou seja, não passa por mudanças. Sendo assim, sua forma, seu tamanho, sua aparência, podem mudar, mas não sua composição.
Exemplo: Solidificação da água. A substância, no caso a água, estava no estado líquido e passou para o estado sólido, sua forma e tamanho mudaram, mas seus constituintes não.


 As transformações físicas não alteram a identidade das substâncias. Por exemplo, o chumbo fundido (derretido) continua sendo chumbo. A água gelada, o gelo, continua sendo água, porém no estado sólido. Um pedaço de ferro pode ser retorcido e continua sendo ferro. 

As transformações químicas são mais significativas ou fundamentais do que as transformações físicas. Na transformação química as substâncias são destruídas e novas substâncias são formadas. Por exemplo: o ferro exposto à chuva, causa uma transformação química, porque o ferro reage quimicamente com o oxigênio e a água da atmosfera e aparece a ferrugem. Esta ferrugem é uma substância nova que é o óxido de ferro III (óxido férrico). Assim sendo, chamam-se reagentes as substâncias iniciais, neste exemplo, são reagentes o ferro e o oxigênio. E são chamadas de produtos, as novas substâncias formadas, neste caso o produto da reação é o óxido férrico.

Fenômenos Químicos: a composição da matéria passa por mudanças, ou seja, uma ou mais substâncias se alteram dando origem a compostos diferentes. Mas como saber se uma determinada matéria passou por alguma transformação química. É fácil! A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos:

Alteração na cor. Exemplo: quando queimamos o papel ele passa de branco para preto, é uma transformação em seu estado químico.
Surgimento de chama ou luminosidade. Exemplo: queima do álcool.
Efervescência (liberação de um gás). Exemplo: quando dissolvemos um antiácido estomacal em água.


Fonte:
http://www.cienciaquimica.hpg.com.br/quimicainorganica/nocoesbasicas.htm